Separador1B.png
curió_marca.png
Buscar
  • Aurea Gil

Cinco maneiras de estimular a criatividade na infância




Acredite ou não, criatividade se estimula. E de várias formas!


Criatividade é importante para a curiosidade, para a capacidade de pensar novas soluções e para a satisfação e desenvolvimento pessoal, tanto dos pequenos como de adolescentes e adultos.


Conheça formas de incentivar a criatividade natural das crianças!


1 - Estimule atividades artísticas: Tenha a disposição das crianças materiais artísticos variados e estimule-os a explorar esses materiais.


2 - Valorize mais o processo do que o resultado: Mais importante do que as notas são os processos e aprendizados. Valorize e estimule que a criança se divirta enquanto aprende e que assim encontre finalidade e significado nesse aprendizado.


3 - Brinque junto: A gente sabe o quanto a vida anda corrida, mas sabe também que você é a pessoa mais importante da vida dessa criança. Portanto, quando estiver com ela, esteja por inteiro e participe ao máximo do momento. É um estímulo e tanto!


4 - Incentive a criança a explorar seus gostos pessoais - Dinossauros? Jogos de tabuleiro? Cozinhar? Música? Tik tok? Do que seu filho gosta? Procure livros sobre o assunto, assista vídeos junto com ela, estimule brincadeiras relacionadas, apresente novas possibilidades. Nada mais estimulante do que nos aprofundar do que já amamos.


5 - Leia com a criança e para a criança - Ler histórias, comprar livros, emprestá-los, estimular o interesse por gibis, dar o exemplo lendo seus próprios livros, ter publicações ao alcance das mãos dos pequenos. Ler é fonte inesgotável de ideias, criatividade e imaginação.

4 visualizações0 comentário